logo do site

audiencia

O exemplo da cidade de Campinas (SP) na proteção animal poderá ajudar Maringá a avançar na execução desta política. O assunto foi tema da audiência pública Proteção e Bem-estar Animal, promovida pelo Grupo de Trabalho de Defesa dos Animais, da Câmara Municipal de Maringá, com a participação da comunidade, ONGs, protetores independentes e autoridades.

O diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, veterinário Paulo Anselmo Nunes Felippe, foi o palestrante do evento.

Felippe apresentou informações a respeito do processo de implantação do órgão, ações e resultados obtidos no município paulista, como a castração itinerante, apelidada de “castramóvel” por funcionar em um ônibus especial. O serviço, totalmente gratuito, é inédito no país, em se tratando da metodologia de itinerar bairro a bairro.

Além disso, “promovemos a microchipagem dos animais castrados, o que nos permite monitorar cada um, tanto em termos de acompanhamento vacinal quanto nos casos de abandono. Também colhemos material biológico para a necessidade de combater doenças diversas”, acrescentou o diretor.

Confira: Fotos da audiência

Após a explanação do palestrante e as manifestações da comunidade presente na audiência, foram apresentadas sugestões para que o poder público de Maringá também avance nesta política.

Ficou deliberado que o Grupo de Trabalho, seguindo o exemplo de Campinas, se empenhe para viabilizar a criação de um conselho municipal, de um estatuto e de um departamento municipal referentes a proteção, bem-estar e defesa dos animais.

“Nosso próximo passo será sensibilizar a administração quanto a relevância de criar uma política pública permanente de proteção dos animais. Esta opção previne doenças e economiza os recursos públicos,” destacou o vereador Humberto Henrique (PT), coordenador do Grupo de Trabalho de Defesa dos Animais, da Câmara de Maringá.

Ele ainda avaliou positivamente o evento, complementando que, após o término da audiência, 17 novas pessoas manifestaram interesse de integrar o grupo de trabalho.

A audiência aconteceu na última quinta-feira (20) e contou também com a participação dos vereadores Ulisses Maia (SD) e Belino Bravin (PP). Vídeo com a gravação do evento está disponível na internet e pode ser conferido, na íntegra, através do site www.cmm.pr.gov.br, da Câmara de Maringá.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa






Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 59 visitantes e Nenhum membro online