logo do site


Segundo as informações, o pacotaço será votado na próxima terça-feira (1) e seria um dos motivos que levou o prefeito a desistir da nova viagem internacional que faria para Paris, na França. “Todo final de ano, época que muitas pessoas viajam e começam a entrar em férias, eles enviam esses projetos polêmicos para votação. É para tentar evitar que a sociedade se organize”, explica o vereador.

Privatização
Humberto está analisando mais de 10 projetos considerados de grande impacto na vida da população e que deveriam ser debatidos com a sociedade. Na avaliação, o mais absurdo cria uma empresa de economia mista e permite que o prefeito transfira, por decreto, a responsabilidade e os direitos de serviços públicos. “Se este projeto for aprovado, eles poderão substituir a Prefeitura e a Câmara por um conselho formado por cinco pessoas. É um projeto de poder que pode vender a cidade para o interesse privado,” alerta.

IPTU e taxa de iluminação
O projeto que fixa os valores a serem cobrados no IPTU, além do reajuste anual do imposto, também contempla um aumento grande na taxa de iluminação pública. Humberto alerta que se os vereadores aprovarem do jeito que o prefeito quer, a população vai pagar 50% a mais do que neste ano.

Multa mais cara
Outro projeto altera a lei 850/10 aumentando em quase 20%, muito acima da inflação, o valor das taxas de roçada e limpeza, aplicados quando a prefeitura realiza remoção de entulhos ou sujeira em imóveis particulares. Pelo texto, o prefeito também eleva em quase 10% a multa para esse tipo de infração, que é aplicada de acordo com o tamanho do terreno. Os novos valores variam de R$ 359 a R$ 50 mil.

Corte na educação
Com a mensagem de lei 99/15, o prefeito cria 500 vagas para o cargo “cuidador infantil” e corta 300 do cargo “auxiliar educacional”. Na prática, segundo análise do vereador, a administração vai substituir a contratação de profissionais com formação superior e qualificação, por funcionários com apenas o ensino médio. “O que eles querem com isso é zerar as filas, até porque temos eleições no próximo ano, mas vão deixar as crianças sob cuidados de pessoas sem formação para essa atividade”, avalia a medida com preocupação.

Recesso
Pelo Regimento Interno da Câmara, a sessão do dia 15 de dezembro encerra o ano legislativo de 2015 e dá início ao recesso. Durante o período, que vai até 31 de janeiro de 2016, os trabalhos internos continuam normalmente, apenas não serão realizadas as reuniões dos vereadores para debates e votações. A exceção pode acontecer caso o prefeito solicite a votação de algum projeto urgente para cidade. Neste caso, os vereadores são convocados para sessão extraordinária.

Leia também
Projeto do prefeito permite a privatização de qualquer serviço público em Maringá

Prefeito indica para secretário empresário investigado sobre fraude em licitação

Projeto revoga secretaria criada ilegalmente por decreto

Nova secretaria aumenta “cabide de empregos” na Prefeitura de Maringá


Prefeitura de Maringá lidera contratação de funcionários por indicação política



Gelinton Batista – Imprensa VHH




Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online