logo do site

Ana Lúcia Rodrigues (PC do B), professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) há 28 anos, é socióloga, pós-doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), e tem em sua trajetória de vida na cidade a marca da forte atuação nos movimentos sociais.

Ela foi uma das fundadoras do Fórum Maringaense pelo Direito à Cidade, com participação ativa no Conselho de Gestão Territorial. Além da docência na graduação e pós-graduação, coordena o Observatório das Metrópoles da Região Metropolitana de Maringá, atua na pesquisa, na assessoria de movimentos sociais e na implementação de Políticas Urbanas e Metropolitanas.

Ana Lúcia nasceu em Mandaguari em 1962, tem 54 anos. Aprendeu as primeiras atividades políticas acompanhando a mãe em campanhas para prefeito; junto à Pastoral da Juventude, nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e no movimento estudantil, mais especificamente na União Paranaense dos Estudantes (UPE). Mora em Maringá desde 1988, quando ingressou na UEM como professora no Departamento do Ciências Sociais, atuando na área de Sociologia.

Desde a criação do núcleo do Observatório das Metrópoles da Região Metropolitana de Maringá, em 2005, vem atuando como pesquisadora e professora em pesquisas sobre a cidade, a questão metropolitana, a desigualdade e a segregação, os problemas urbanos, o planejamento urbano, o desenvolvimento regional, as políticas habitacionais, a segurança pública, a violência, entre outros temas.

Sobre estes temas, organizou a publicação de vários livros e publicou artigos e capítulos em coletâneas sobre a Região Metropolitana de Maringá. Mais recentemente, coordenou uma pesquisa que resultou na publicação do livro Maringá: Transformações na Ordem Urbana (publicado em 2015), analisando o modelo de desenvolvimento da região metropolitana nas duas últimas décadas.






Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 48 visitantes e Nenhum membro online