logo do site

Num debate de mais de três horas, ontem (30), na TV Maringá (Band), o candidato a prefeito Humberto Henrique (PT), da coligação Pra Mudar de Verdade, reafirmou seu compromisso de, se eleito, investir principalmente nos setores da saúde, da coleta do coleta do lixo, transporte e segurança pública, planejando uma cidade para as pessoas, que seja justa, acolhedora e igualitária.

Humberto Henrique, que tem como vice Ana Lúcia (PC do B), professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lembrou, ao responder à pergunta sobre qual sua identificação com a cidade, que já foi eleito vereador três vezes, tendo, em seus mandatos, feito grandes enfrentamentos às propostas da prefeitura de implementar medidas ruins para a população, como a tentativa de privatizar a coleta do lixo, mas também atuado na apresentação de soluções. Uma delas é estruturar a cidade, nos aspectos físico e humano, para resolver situações como a falta de médicos e a fila de espera nas consultas especializadas. Para isso, afirmou seu compromisso de fazer parcerias com as instituições de ensino superior para valorizar o potencial de tecnologia local e de recursos humanos nelas existentes.

Segundo Humberto Henrique, a tecnologia é importante, já faz parte do cotidiano da administração pública, mas é preciso investir primeiro nas pessoas. Ele ainda falou sobre a importância de valorizar as estruturas disponíveis, como o Armazém Digital, a Incubadora Tecnológica e o Centro de Inovação Tecnológica.

Ao comentar sobre a questão do lixo, disse que se a prefeitura assumir o serviço da coleta, suspendendo a terceirização, o município economizará cerca de R$ 100 milhões em quatro anos, dinheiro suficiente para investir em outras benfeitorias à população.

Humberto Henrique defende a modernização do serviço, por meio da coleta mecanizada. Além disso, defende a instalação de ecopontos para receber resíduos volumosos, como os sofás. E propõe também a implantação da coleta seletiva em toda a cidade.

Para a área do transporte público, o candidato, que integrou uma comissão parlamentar para investigar a concessão do serviço, terminando por sugerir a redução da tarifa, lamentou os indícios de fraude na licitação, e afirmou que Maringá nunca priorizou o transporte coletivo. Assumindo como prefeito, Humberto quer investir na qualidade, construindo corredores exclusivos de ônibus. Uma das principais propostas neste segmento é criar oito terminais regionais, de onde o usuário seguirá rumo ao destino final podendo pagar uma tarifa menor. Explicou que esta medida também reduzirá o número de acidentes no trânsito.

Ainda no debate, falou sobre o compromisso de melhorar a segurança pública, criando uma secretaria da pasta no município. O candidato prometeu qualificar a guarda municipal, levando a corporação para os bairros, e, considerando que a violência também se reduz de forma preventiva, assumiu a responsabilidade de implantar mais câmaras de vigilância, com o devido monitoramento, e criar espaços de cultura e lazer para todos os moradores.

Humberto Henrique ainda pôde apresentar sua proposta para a educação, prometendo retomar às eleições diretas para a escolha de diretores nas escolas, investir na valorização do servidor público, rever o plano de carreira da categoria, reformar escolas, e ampliar a quantidade de centros municipais de educação infantil, criando novas vagas nas creches,

Mencionando outra prioridade em seu futuro governo, o candidato disse que, para gerar trabalho e renda, vai fortalecer as cooperativas de trabalhadores e as associações de artesanato e, quando for executar alguma obra que impacte os empresários e comerciantes, pretende dialogar antes, evitando situações como a que aconteceu na avenida Brasil, quando diversos lojistas, em decorrência da queda no consumo, causada pela obras de revitalização da via pública, fecharam seus estabelecimentos, demitindo funcionários.

Nas considerações finais, Humberto Henrique, candidato por uma coligação de quatro partidos (PT, PC do B, PROS e PTN), prometeu reduzir em um terço o número de cargos comissionados na prefeitura e manifestou o desejo de governar uma cidade unindo os aspectos econômico, social e ambiental.

Assessoria



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 42 visitantes e Nenhum membro online