logo do site

Em meador do ano de 2003, na Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, em Maringá, lideranças da comunidade partilhavam a vontade de levar aos moradores esclarecimentos e orientações cristãs sobre a melhor forma de escolher o seu candidato, motivados pelo Caderno de Estudos nº 67 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Surgiram estudos e conversas informais que despertaram ideias e questionamentos sobre a possibilidade de apoiar ou lançar alguém da própria comunidade para disputar uma vaga no Legislativo Municipal. Nesta mesma época, na Capela Nossa Senhora do Rosário um grupo também se reunia com o mesmo objetivo.

Por iniciativa do padre Adacílio Félix de Oliveira, o grupo da paróquia foi convidado a discutir os assuntos com o da capela. Desta iniciativa nasceu o Grupo de Estudo e Ação Política (GEAP).

Campanha
O próximo passo foi indicar nomes de pessoas que poderiam disputar o processo eleitoral representando a comunidade. Três pessoas foram avaliadas pelo grupo e o escolhido pela comunidade foi Humberto Henrique.

Na seqüência foram realizadas várias reuniões na comunidade para apresentar as orientações do Caderno de Estudos nº 67 da CNBB e também o nome do pré-candidato escolhido pelo GEAP.

Com a aprovação da comunidade e na convenção do Partido dos Trabalhadores, a candidatura de Humberto Henrique foi oficializada, marcando o início da organização dos trabalhos de campanha e a criação de quatro comissões: coordenação de campanha e coordenação de projetos, secretaria e tesouraria.

Propostas
Pensando em desenvolver a política no seu verdadeiro sentido, promover o bem comum, o GEAP definiu cinco propostas de campanha:

1. criar canais de comunicação com a comunidade e suas entidades representativas para discutir suas reivindicações, priorizando projetos de inclusão social;

2. exercer uma postura profética e ética, diante de toda e qualquer irregularidade ocorrida na administração pública;

3. legislar com transparência, visando a democratização das ações do Executivo e Legislativo;

4. promover um mandato participativo, ouvindo a comunidade sobre os projetos apresentados na Câmara de relevância para a sociedade;

5. defender a permanência da participação popular na elaboração do orçamento público.


Vitória
Foram nove semanas seguidas de trabalho percorrendo ruas e casas, conversando com as pessoas, além de reuniões com a população em residências de apoiadores do projeto.

No dia 3 de outubro de 2004, com 2.112 votos, foi confirmada a vitória de todos que acreditaram que a participação efetiva de pessoas de bem, sem interesses individuais, que defendem o interesse coletivo, podem mudar transformar estruturas e espaços de participação.

Um Mandato Participativo
Com a vitória nas urnas, Humberto Henrique conquistou a oportunidade de, juntamente com a comunidade, colocar em prática os compromissos de campanha.

Uma missão que hoje abrange reivindicações e atuação em toda a cidade. A participação popular na construção da nossa cidade é a razão da existência do Mandato e o instrumento principal para que suas propostas se concretizem.

Por tudo isso, o Mandato têm realizado...
... reuniões nos bairros para ouvir a comunidade, prestar contas das ações do Mandato, debater projetos e ações e encaminhar solicitações;

... reuniões com o grupo GEAP para planejar e avaliar o Mandato;

... reuniões de formação para o grupo GEAP e toda a comunidade abordando temas como o orçamento público, saúde pública, o papel do vereador e a formação de multiplicadores;

.... diálogo com as entidades representativas, associações, sindicatos e ONG's, e o acompanhamento das discussões realizadas pelos conselhos comunitários

... defesa dos serviços públicos por meio da Frente em Defesa do Transporte Coletivo, Frente em Defesa da Saúde Pública, Frente contra a terceirização dos serviços públicos de coleta de lixo;

... apoio institucional a campanha do Comitê em defesa da vida: Sim ao desarmamento;

... participação nos encontros do povo de Deus como as Romarias da Terra e Romarias do Trabalhador.



Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 39 visitantes e Nenhum membro online