logo do site

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), divulgada esta semana, aponta que a Prefeitura de Maringá atende apenas 36% das exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/11). O vereador Humberto Henrique (PT) aguarda cópia da análise para cobrar do governo municipal avanços nesta questão. No ranking com 69 municípios paranaenses, a cidade ficou na 22ª posição. Ponta Grossa ficou na primeira colocação.

O ranking foi elaborado com base na avaliação individualizada dos portais de transparência das prefeituras selecionadas para a pesquisa. Foram considerados três critérios: transparência ativa (divulgação das informações mínimas obrigatórias por lei), transparência passiva (a estrutura e os procedimentos internos adotados para atender às solicitações de acesso à informação) e requisitos do site (se o portal é capaz de fornecer a informação de forma eficaz, eficiente e transparente). Os três critérios de análise foram desmembrados em 35 questões.

A auditoria foi realizada ao longo de 2014. Participaram do trabalho de coleta e avaliação de dados professores e alunos das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).

Com informações do TCE-PR




Facebook Youtube Flickr Twitter SoundCloud





ONLINE

Temos 164 visitantes e Nenhum membro online